quinta-feira, 4 de abril de 2013

A pureza das crianças


       

    A sagacidade das crianças é algo que sempre me impressionou. Ao conversar com elas sinto um misto de esperança e alegria.  Esperança, porque ao ouvi-las sinto que esse mundo ainda tem jeito. Alegria, porque certas pessoinhas nos passam uma firmeza ao falar, um brilho diferente no olhar que convence facilmente qualquer cético. São crianças que tem sacadas inteligentes, ou se comportam de uma maneira que deixa qualquer professor de queixo caído.  Eis algumas situações interessantes:

  Era uma roda de conversa cujo assunto em pauta era sustentabilidade. A turma era formada por crianças de oito anos.  Um aluno inconformado com as atrocidades que as atividades humanas vêm causando ao meio ambiente resolveu se manifestar.
    -“Professora quando eu crescer não vou deixar acontecer toda essa bagunça. Não vou deixar que as pessoas joguem lixo nos rios, que poluam o ar e cortem as árvores para fazer móveis.”  Vou proteger o nosso planeta, mas para que eu possa fazer isso preciso do voto de vocês! Disse ele energicamente olhando para os colegas ao lado.
  –“Eu vou ser prefeito, e vou proibir que tudo isso na nossa cidade, eu prometo!” Prosseguiu ele tentando conquistar futuros eleitores. A influência do futuro prefeito foi notória, depois do seu discurso inflamado começou a aparecer futuros vereadores, deputados e até presidente da República na sala. Falava com tanta veemência que quase lhe perguntei qual seria sua plataforma de governo. 
   Elas são muito criativas e as respostas são muito inteligentes. Outro fato interessante aconteceu com uma aluna do maternal.  Era uma criança de quatro anos.  Ela pediu para ir ao banheiro e a professora foi acompanhá-la.  Assim que fez o “xixizinho” já ia subir a calcinha quando a professora a alertou:
   “Você não vai enxugar a periquita?”
Ela mais que depressa corrigiu:
   - “Periquita não professora, é vulva”.
  Ela pegou o papel e finalizou o ato enquanto a professora a observava com cara de alface.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita me deixa muito feliz!