terça-feira, 14 de outubro de 2014

Nascimento de uma leitora


Um certo dia uma menina encontrou com um livro em uma livraria e intrigada perguntou:

   - Por que todos descansam os olhos em você? O que se esconde por trás da infinidade de palavras que preenchem suas páginas que tanto encantam os leitores?
   -  O livro calmamente respondeu:
  -  Quando você me abrir poderás encontrar o mar, o céu e a Terra. Fugirás deste mundo viajando por minhas palavras...   
 Não convencida, a menina olhou para os lados e começou a observar as pessoas. A impressão que tinha é que estava só em meio a uma multidão de zumbis apaixonados por livros. Sentia como se estivesse perdendo algo. Curiosa resolveu levá-lo e experimentar. Era uma bonita tarde de inverno o dia estava fresco.  Parou em uma praça,não muito longe dali, e sentou-se em um banco de madeira. Abriu calmamente o livro e foi se preparando para encontrar tudo que ouvira. Aos poucos foi passeando pela narrativa de um romance. Linha por linha foi visitada por seus olhos. Em alguns momentos parava e ensaiava um meio sorriso, continuava a leitura e encontrava outra emoção, dando continuidade mais a frente, se indignava com uma injustiça. Quando menos esperava já estava conversando com o livro dizendo: "Não pode ser ..."
  Compreendeu, então, que ler era uma viagem solitária que fazia dentro de si . Uma viagem conduzida pelas palavras, que linha após linha, transportava para o céu, para o mar e para a Terra sem sair do lugar..."  
                                               Leila Bomfim
  
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita me deixa muito feliz!