sexta-feira, 19 de abril de 2013

Reflexão


Caminho


Hoje eu fiz uma reflexão sobre a minha caminhada no mundo das letras e percebi que tudo já estava escrito, essa paixão pela escrita estava  dentro de mim, só precisava de um estímulo, um cutucão para despertar.

Quando criança eu costumava escrever para os autores dos livros que eu lia. Adorava ir um pouquinho além das entrelinhas e saber o que motivou o escritor a escolher o tema e de que forma e em quanto tempo levou para finalizar. Costumava ler a ficha de catalogação, mesmo não entendendo nada.  Foi em uma dessas fichas que encontrei o número telefônico de um escritor que tenho contato até hoje. Eu falo desse escritor em um outro post aqui no blog,. leiam Uma carta muito especial.
 Foi por meio desse escritor que passei amar ainda mais os livros. Eu era uma rata de biblioteca. Autores como Manoel Bandeira, Monteiro Lobato tornaram a minha infância mais rica e prazerosa com seus personagens fascinantes que permeavam  um mundo cheio de cores e descobertas. A Literatura tem esse poder de nos levar para lugares distantes que aguçam os nossos sentidos. Hoje em dia com o advento da tecnologia as crianças têm deixado os livros de lado e jogos eletrônicos, computadores, tablets, ipods e uma infinidade de outros objetos eletrônicos tomaram o lugar dos livros. Todo o prazer que o livro pode nos proporcionar é insubstituível. Esse viajar pelas entrelinhas,  ir para lugares inimagináveis, sorrir, chorar com personagens fictícios que nos eleva, nos tira do aqui agora e nos transporta no tempo. Todo esse sentimento é necessário para a formação humana, principalmente no mundo caótico em que vivemos, onde os valores morais estão se extinguindo. Quando nos permitimos viajar por entre as palavras estamos na verdade cultivando a nossa própria humanidade. Uma sociedade que não lê é mais estressada consequentemente mais violenta.

2 comentários:

  1. Grande parte dessa geração não tem a literatura tão presente nas suas vidas. É algo ruim porque acabam não conhecendo as palavras mais bonitas que já lemos. Adorei o modo como fala de o livro ser insubistituível,eu vejo da mesma forma. É tão bom poder contar com pessoas que compartilhem da mesma opnião que a nossa, é tão difícil de encontra-las.
    http://aeudesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua visita me deixa muito feliz!